Prefeito de Itupiranga participa de reunião do COMPART em Tucuruí e é reeleito Presidente da Entidade

Além da eleição da nova diretoria 2019/2020 a reunião, também foi para definir agenda 2019 e inaugurar sede

Quarta, 19 de dezembro de 2018

O prefeito José Milesi, de Itupiranga, participou da reunião do COMPART nesta sexta-feira, (14) na Vila Permanente -Tucuruí, onde foi inaugurada a sede da entidade e assinado um termo de cooperação com o Instituto Federal do Pará- IFPA. O COMPART é o consorcio que reúne o executivo dos sete municípios do lago e tem por objetivo somar forças para trazer melhorias para a região banhada pelo lago da Usina de Tucuruí.
    Na reunião, o tema mais importante tratado no auditório do IFPA, foi a definição da agenda de objetivos para o primeiro trimestre 2019. E o destaque foram as tarifas da Celpa, dominado os debates, e entrando como prioridade para o ano de 2019, ao lado das condicionantes para a obra do derrocamento do Pedral do Lourenção, obra mais aguardada nos últimos anos e que recebeu o anuncio pelo governador eleito, Helder Barbalho, de que as primeiras audiências públicas começam a acontecer já no próximo mês de janeiro.
    Estiveram presentes os prefeitos José Milesi, de Itupiranga, Amizade de Novo Repartimento, Garcês Costa de Breu Branco, representando prefeito de Tucuruí o sec. Hernane Vaz, representando Jacundá a Ver. Marta Costa, e representando Nova Ipixuna o vice prefeito Everton Macias.
    Os temas de interesse público da agenda foram definidos em comum acordo pelos prefeitos, isso significa que são assuntos que serão foco do COMPART:
    - Posicionamento firme do COMPART em relação a tarifa abusiva da Celpa, reunir forças dos municípios com os movimentos FORA CELPA para conseguir reduzir a tarifa e outros abusos da empresa operadora do sistema. Indicação Prefeito Garcês Costa, de Breu Branco
    - Derrocamento do Pedral do Lourenção, levantar estudo do potencial para que todos os municípios possam se beneficiar da obra e da hidrovia que tem previsão de iniciar em junho de 2019; Criar termos adequado das condicionantes em prol dos municípios; Agenda com novo governo do estado para discutir as obrigações da Eletronorte para com os municípios, licença ambiental e cumprimento das condicionantes que se encontram pendentes. Indicações do Prefeito José Milesi, de Itupiranga.
    - Buscar melhorias para o Hospital Regional de Tucuruí para que não seja mais necessário o deslocamento de pacientes para Belém. Indicação de Carlinhos, executivo do COMPART
    - Ampliar a capacidade de atendimento do IML, para que possa ter legista todos os dias, incluindo feriados e finais de semana. Indicação de Renan Aguiar.
    Outro tema muito mencionando na reunião foram as condicionantes e descumprimentos dos deveres da Eletronorte para com os municípios. "Nós não podemos deixar a Eletronorte brincar conosco, somos sete municípios importantes e não podemos ser levados na brincadeira", disse o prefeito José Milesi, presidente do COMPART.
    "A Eletronorte tenta nós cansar, mas nós somos incansáveis, apesar de não termos avançado nem 1% nas nossas demandas. Também quero trazer para o diálogo, em primeiro lugar, as demandas da população, nesse caso digo em relação a Celpa, vamos unir forças para vencer essa causa, vamos mudar essa tarifa", afirmou o prefeito Garcês Costa, vice presidente do COMPART.
    Na reunião foi assinado, ainda, o Termo de Cooperação Técnica entre o COMPART e o IFPA, pelo qual o instituto coloca seu corpo técnico a disposição do COMPART para auxiliar na elaboração de projetos e capacitações para as comunidades do entorno do Lago de Tucuruí.
    A reunião foi encerrada com a eleição a reeleição do prefeito de Itupiranga, José Milesi, para residir a entidade por mais dois anos.
     TEXTO: Lenir Silva – ASCOM/Itupiranga.
     FOTOS: Lyon Gomes - Pará
     Urgente -https://bit.ly/2A0ePeE