São João no Lar do Idoso

No Lar do Idoso tem alegria, tem São João!

Quarta, 26 de junho de 2019

Sem imagem

  Em 12 de janeiro de 2018, quando o Centro de Referencia Especializado e Assistência Social – CREAS identificou situação de abandono e solicitou o abrigamento e ele foi acolhido no Lar do Idoso "Irmã Adophina Maria Stefani" do Município de Itupiranga, João Vieira, natural de Piripiri – PI, não imaginou que comemoraria seu 80º aniversário cercado por tantas pessoas comprometidas com o bem-estar do próximo. Seu aniversário foi festejado no Lar dos Idosos, nesta segunda-feira, 24 de junho, dia de São João, sendo um evento marcante que contou com presença de pessoas que tem atuação de relevância na comunidade itupiranguense, como a Promotora de Justiça Jane Cleide e sua equipe técnica, Laudia Paixão, Assistente Social e Ozileia, Psicóloga. Convidados, também, o Prefeito José Milesi, a Chefe de Gabinete, Olga Letícia, a equipe da Assessoria de Comunicação, Ana, Diretora do HMI, representando a Saúde, coordenadores dos CRAS, Claudiana Messias, Naninha de Cajazeiras, CREAS, conselheiro Tutelar, Efraim Ramos e a Assistente Social, Diane Ramos, do Abrigo de Crianças e Adolescente.
    "Quero parabenizar o município de Itupiranga pela iniciativa, ainda precisam melhorar algumas coisas, mas isso a gente ver em outro momento, porque agora é momento de agradecimento e parabenização de público. A gente faz as críticas na presença e, também, os elogios são importantes que sejam feitos na presença e não na ausência. O prefeito está aqui, em outras oportunidades ele é testemunha de que eu tenho feito críticas a alguns secretários dele, mas quero aproveitar essa oportunidade para fazer um elogio, de público, a sua secretária, Dona Dileuza (...) o Município de Itupiranga está de parabéns por ter uma secretária como como a Dona Dileuza e essa crítica não é pra puxar saco, nem pra jogar confetes (...) quem me conhece como promotora de Justiça sabe que não me presto a esse tipo de papel. Eu acho que aqueles que são dignos de reconhecimento tem de ser reconhecidos, então se é uma secretária que realmente se preocupa com as atribuições da sua pasta, a gente ver resultados no trabalho, esse reconhecimento tem de ser feito em publico e fica aqui o meu reconhecimento pelo trabalho. Parabéns a ela, parabéns ao prefeito por tê-la na pasta", disse a Promotora Jane Cleide, agradecendo ao convite e informando que está disponível para colaborar com a Gestão, efetuando as recomendações necessárias para melhorar os serviços ofertados aos usuários no Lar do Idoso.
    "Eu quero aqui dizer para a Drª. Jane Cleide que suas palavras, pra mim, têm outra conotação, não de confete, todas as vezes que a senhora me notificou eu sempre procurei atender por saber que era uma situação, que por um motivo ou outro eu não consegui", pontuou Maria Dileuza Ribeiro, secretária de Assistência Social, agradecendo aos elogios recebidos da promotora e agradecendo por sua presença nos festejos dos idosos. Dileuza agradeceu a presença de todos, falou sobre as dificuldades de manter o abrigo, pois mesmo não tendo financiamento próprio, foi necessária a criação do abrigo, devido a grande demanda de idosos em situação de abandono ou negligenciados por familiares. Ela disse, ainda, que "o senhor José Milesi, sempre está de prontidão para fazer as coisas acontecerem".
    "Quero aqui parabenizar Seu João, que está comemorando seus 80 anos hoje, com tanta disposição. É muito bom chegar a essa idade, é um privilégio, pois muitos não conseguem atravessar nem a juventude e ele está aqui, alegre. Precisamos pensar coisas boas para atingir o ideal, o bem tem de ser superior ao mal. Sabemos que ainda falta muito a ser feito, mas com força de vontade e perseverança vamos conseguir", destacou o prefeito José Milesi, agradecendo a presença da promotora e a atuação da secretária, "que não tem medido esforços para desempenhar com honra o cargo que lhe foi confiado", nas palavras do prefeito. O aniversariante, que teve direito a bolo confeitado e a apagar as "teimosas" velinhas, diz que não teve filhos, mas que tem irmãos na cidade de Itaituba. Lembra que anteriormente morou em Marabá.
    Onias de Souza, Assistente Social e responsável Técnico do abrigo, agradeceu a presença de todos, ressaltando a atuação da equipe, que não mede esforço nos cuidados com idosos. Em breves palavras, pontuou a importância do Lar do Idoso, ressaltando a iniciativa da secretária Dileuza Ribeiro, que com dois meses e meio de governo a frente da secretaria, criou o abrigo com o apoio do Prefeito José Milesi. Enfatizou a importância dos trabalhos desenvolvidos por Reinaldo Rocha, primeiro coordenador do abrigo, que organizou a casa, ficando até março de 2019.
    SAIBA MAIS SOBRE O LAR DO IDOSO EM ITUPIRANGA
    O Lar do Idoso de Itupiranga iniciou suas atividades como entidade asilar em 17 de março de 2017, com a denominação de "Irmã Adophina Maria Stefani". Com sede provisória a Rua Manoel Macena, nº 518 – Vila Santa Terezinha, Centro, Itupiranga/PA. A instituição foi criada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na gestão da Secretária Maria Dileuza Ribeiro da Silva e do Prefeito José Milesi, sendo o primeiro Coordenador: Reinaldo Rocha, até março de 2019. O nome do Lar do Idoso foi escolhido pela própria Secretária, pois a irmã Adophina, fazia caridade aos moradores de rua, idosos, dando-lhes alimento, vestimentas, conforto familiar e religioso. Contudo, o Lar do Idoso, foi criado para fins de abrigar os idosos abandonados ou negligenciados por seus familiares. É uma instituição de assistência social, governamental, de duração por tempo indeterminado, com a natureza de Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI. Está regulamentado pela Lei n.º 169/2017 de 27 de dezembro de 2017.
    A Instituição funciona ininterruptamente, às 24 horas de todos os dias da semana dispõe de amplo espaço físico, interno e externo, visando o bem estar dos residentes, observando regras de acessibilidade para facilitar a mobilidade, contendo quartos duplos, triplos e quádruplos; salas para reuniões, enfermagem, consultas medicas, administração, refeições, convívio, atividades de entretenimento e recepção de visitas; instalações sanitárias; espaço ecumênico e de meditação; recepção; áreas de serviço; jardim. Tem como objetivos: acolher e garantir proteção integral; Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos; Restabelecer vínculos familiares e/ou sociais; Possibilitar a convivência comunitária; Promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais.
    Suporta o quantitativo de 10 idosos e para isso acontecer tem uma equipe de oito cuidadores e duas cozinheiras, um administrativo e um Assistente Social.
    Os casos de idosos de abandono familiar, maus tratos e de lesão de seus direitos fundamentais, tem aumentado no município e são encaminhados pela rede municipal (CREAS); Policia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça.
    As despesas, 90% a cargo da secretaria de municipal de Assistência Social, porem precisa contar com parcerias da sociedade e voluntários. Que podem contribuir doando lençóis, toalhas, roupas, sabonetes, hidratantes, fraldas geriátricas, dentre outros.
    CONTATOS
    Rua Manoel Macena, nº 518 CEP: 68580-000, Vila Santa Terezinha – Itupiranga.
    Telefone: (94) 3333-1191 / 991927132 E-mail: laritup2017@gmail.com
    Horário de Funcionamento: 24hs ininterrupto.
    ---
    Saiba mais:Clique aqui
    Prefeitura Municipal de Itupiranga, Gestão Respeito, Diálogo e Trabalho!


Direitos de conteúdo reservados Prefeitura Municipal de Itupiranga
Alfa Tecnologia e Gestão

Desenvolvimento e manutenção por W B I
Ícones feitos por Freepik de www.flaticon.com e licenicado por CC 3.0 BY