NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prefeitura presta esclarecimento acerca do falecimento de recem-nascido no Hospital Materno Infantil e filho de paciente do Município de Itupiranga

Sexta, 18 de janeiro de 2019

A Prefeitura Municipal de Itupiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, diante das ultimas informações veiculadas em mídia e redes sociais, esclarece que a paciente GARDENIA DE CASTRO LIMA foi acompanhada em toda sua gestação por profissionais da área da saúde do Município de Itupiranga, sem qualquer tipo de complicação. Em Outubro de 2018 foram realizados exames laboratoriais, dentre eles Sífilis e HIV, todos com resultado NEGATIVO. O último ultrassom foi realizado em 10.01.2019, ou seja, 05 dias antes dos fatos, sem que nada de anormal fosse detectado. Em 15.01 a paciente foi recebida no Hospital Municipal de Itupiranga e diante de possíveis complicações no parto, foi encaminhada de ambulância e em caráter de urgência ao Hospital Materno de Marabá. Diante da complexidade e urgência foi decidido que o procedimento de regulação seria providenciado posteriormente, seguindo a paciente em companhia de profissional da saúde com prontuário e documento Médico de Encaminhamento onde indicava o quadro clínico e o procedimento necessitado. Segundo a própria paciente, foi recebida naquele hospital por volta de aproximadamente 01h00, permanecendo nos corredores com fortes dores e sem atendimento até as 04:00h, quando foi ao banheiro onde a criança veio a nascer e cair ao chão, só então foi atendida pela equipe médica. Tais fatos foram inclusive declarados pela própria paciente em áudio que circula através dos meios de comunicação. A Prefeitura de Marabá tenta transferir a culpa e responsabilidade para o Município de Itupiranga alegando perda de liquido há 3 semanas, entretanto, não cabe tal alegação se a paciente realizou ultrassom em 10.01.2019, onde atestou Líquido Amniótico NORMAL, bem como total NORMALIDADE do Cordão Umbilical e do Feto. Os fatos devem ser apurados com imparcialidade, inclusive na apuração da real causa morte da criança. A Secretária de Saúde já determinou a instauraração de procedimento administrativo para apuração dos fatos, com comunicação ao Ministério Público e Conselhos de Classe. Serão prestadas todas as informações aos órgãos competentes, inclusive disponibilização de documentos para comprovação dos fatos. Disponibilizamos nesta oportunidade Laudo de Ultrasson realizado me 10.01.2019.
    Prefeitura Municipal de Itupiranga-PA