Santo Antônio

Festejos movimentam economia da cidade

Quinta, 14 de junho de 2018

Nascido em Portugal, onde era costume as festas terem nomes dos santos, Santo Antônio é festejado no dia 13 de junho. Filho de família abastada, abdicou da riqueza e ingressou na ordem dos franciscanos. Como é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem casar. Mas, não só mulheres solteiras frequentaram as 14 noites dos festejos, já tradicionais na Orla de Itupiranga.
    Nesse período, dezenas de pessoas montaram barracas, onde foi possível comercializar comidas e bebidas típicas da época. A economia local teve uma boa aquecida, correspondendo as expectativas de pessoas que já se acostumaram a aguardar o ano inteiro por essa data.
    Para o pároco local, padre Fernando, o festejo em 2018 teve uma melhora em relação ao ano passado. Como já comum, o maior movimento aconteceu nos finais de semana e no encerramento, ocorrido nesta quarta-feira(13). Sob as tendas, visitantes ilustres, filhos de Itupiranga, como o ex-deputado federal Wandenkolk Gonçalves, ou convidados, como Nagib Mutran, ex-prefeito de Marabá, Manoel Veloso, que foram recepcionados pelo prefeito José Milesi e o vice Ricardo Guimarães.
    O encerramento dos festejos a Santo Antônio foi marcado pela procissão seguida da missa celebrada pelo bispo de Marabá, Dom Vital Coperllini. Após a missa aconteceram os tradicionais leilões, finalizando a programação com um show da Banda Cheiro Verde.

Prefeitura Municipal de Itupiranga